Projeto da disciplina Educação à Distância e Culturas Digitais, apresentado ao Professor Tarsis de Carvalho como avaliação do curso de graduação em Pedagogia – UNIJORGE

O uso da tecnologia na educação

Sabemos que a tecnologia tem tomado um espaço enorme na sociedade e em todos os momentos estamos acompanhados dela, nos ajudando nas compras, na comunicação, na diversão e até no aprendizado. Essa transformação social nos força a implementar a tecnologia nas escolas, que está passando por um processo de evolução. Esse processo de evolução nos traz a necessidade de uma adaptação rápida e enérgica dos professores que precisam estar sempre à frente dos alunos.

A web 2.0 permite a seleção, troca de conteúdo, e criação em sites, que os mantem disponíveis online podendo ser acessados em qualquer lugar e em qualquer hora.  
Ainda existem muitas duvidas sobre o seu uso em sala de aula, onde alguns professores ainda proíbem o seu uso e outros simplesmente acreditam que a melhor coisa a se fazer é aproveitar essa tecnologia como estimulo na sala de aula.  

O que ainda acontece muito, quando essa inovação chega a sala de aula, é o despreparo de uma boa parte dos professores que acabam direcionando os alunos somente para joguinhos ou pesquisas no Google, diminuindo assim a capacidade de expansão do uso das ferramentas disponibilizadas.

A tecnologia digital bem utilizada pode fazer muita diferença quando se há um interesse inicial dos professores na sua implementação na sala de aula e através dela motivar os alunos por meio de jogos direcionados, vídeos, história. O segredo está na motivação e criatividade.

Algumas plataformas gratuitas estão sendo utilizadas para que os alunos, tanto de escola no formato presencial, quanto no formato EAD, interajam de onde estiver e na hora que quiser com o professor. Plataformas eficientes, como o YouTube, o Instagram, Facebook, Google docs, e outras variedades disponíveis tem ajudado os professores a buscar vídeos interessantes, conteúdos novos, experiências, seja na sala de aula ou através das chamadas lives.

Separei três experiências inovadoras de aprendizagem, que se utiliza de ferramentas digitais para o processo de construção do conhecimento.

São elas:

  1. Instagram

O instagram é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos, que é considerada por muitos, uma ferramenta de distração, mas que, com os ajustes certos, se tornou uma ferramenta eficiente para o processo de construção do conhecimento. Um exemplo disso é o Professor Paulo Jubilut, um biólogo que resolveu fazer uma experiência inovadora, através não só dessa rede, quando foi demitido do cursinho onde dava aulas. Por meio de vídeos, fotos e até lives, ele consegue passar um conteúdo rico em informações, de maneira criativa e direta. O resultado foi surpreendente! Várias visualizações e alunos super satisfeitos. Existe uma versão gratuita e uma onde é preciso assinar para ter acesso exclusivo ao material.

Uma mostra de suas aulas pode ser vista nesse link https://www.instagram.com/p/BxYOPtRHRYZ/

  • YouTube Edu

Outra experiência inovadora, que foi criada pelo Google, a plataforma YouTube Edu, onde são selecionados e agregados vídeos de educação feitos por professores brasileiros. Esses vídeos passam por uma comissão de professores que avaliam a veracidade das informações citadas nos vídeos, como também a sua qualidade. Essa plataforma disponibiliza conteúdos de matemática, língua portuguesa, biologia, física, química, voltados para o ensino médio.

Uma mostra de como essas aulas são apresentadas está nesse link https://www.youtube.com/watch?v=TR2bFcOfm8w

  • Google docs

E a terceira experiência inovadora foi o uso de uma ferramenta, também criada pelo Google, onde se é permitido criar documentos de texto, folha de calculo, formulários e entre outros e que pode ser editado, por várias pessoas, o que facilita o trabalho em grupo e correção online do professor, dispensando os encontros presenciais. Para ter acesso ao Google Docs, é necessário ter uma conta no Gmail.

Podemos então observar que as redes servem, não só para a diversão, trabalho, mas também como uma ferramenta onde o professor pode usar com criatividade no processo de construção do conhecimento. É uma ferramenta que promove discussões, publicar projetos, fazer avaliações, tirar dúvidas, dar aulas, através de transmissões ao vivo, trazendo uma melhor comodidade aos alunos e professores.  

Referências:

DÂMASIO,LÍVIA.,Tecnologiana Educação Professores adotam Apps e computadoresna sala de aula

https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/10/professoras-adotam-aplicativos-e-computadores-em-sala-de-aula-no-brasil.html < acesso em 07 de junho de 2019.

DROUT, Ruth Caribe da Rocha Drout. Distúrbios da Aprendizagem 17º edição. Editora Ática, 2003.
http://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/o-uso-da-tecnologia-no-processo-de-aprendizado-do-aluno-na-escola-publica/59106 < acesso em 07 de junho de 2019.

Deixe um comentário